Conferência “Economia Social 2023 – Construir uma Europa mais forte e resiliente”

No âmbito da presidência sueca do Conselho da União Europeia, os mais importantes atores europeus no domínio da Economia Social reuniram-se em Gotemburgo, numa conferência que destacou o papel da Economia Social na criação de uma Europa mais forte e resiliente. A conferência “Economia Social 2023 – Construir uma Europa mais forte e resiliente” teve lugar a 8 de junho de 2023 na Escola de Economia da Universidade de Gotemburgo, em cooperação com especialistas e partes europeias interessadas, com o foco no Plano de Ação para a Economia Social e na sua implementação.

O evento baseou-se na conferência de Estrasburgo de 2022  “Economia Social – Futuro da Europa” que foi incluída no programa oficial da presidência francesa e faz a ponte para o evento equivalente a realizar sob a presidência espanhola em San Sebastian, de 13 a 14 de novembro 2023.

A conferência também visa destacar as circunstâncias em torno da Economia Social no sul e ao norte da Europa, fornecendo assim uma base para o trabalho futuro do Conselho neste setor. A conferência é organizada pela Coompanion em colaboração com Social Economy Europe, REVES e Confederação Europeia de Cooperativas Industriais e de Serviços (CECOP), com o apoio da Região Västra Götaland, Escola de Negócios, Economia e Direito da Universidade de Gotemburgo e Fremia.

A Conferência “Economia Social 2023” procura discutir e partilhar práticas inovadoras, políticas públicas, pesquisas e experiências relacionadas com a Economia Social, com o objetivo de fortalecer a Economia Social na Europa e tornar a União Europeia mais resiliente e sustentável e pode ser uma oportunidade importante para líderes, académicos, empreendedores sociais, representantes da sociedade civil, políticos e outros interessados na Economia Social se reunirem, partilharem conhecimentos, trocarem experiências e discutirem estratégias para fortalecer a Economia Social na Europa, contribuindo para uma Europa mais forte e resiliente.