“Economia Social Ucrânia” – Um passo para a UE

Economia Social Ucrânia é uma organização recém-criada que visa criar uma rede e desenvolver o ecossistema da Economia Social. As áreas de atividade da organização são o desenvolvimento de políticas, a realização de pesquisas e recolha de dados, o trabalho em rede entre empresas e organizações de Economia Social e a atração de investimentos no setor de Economia Social na Ucrânia. Economia Social A Ucrânia é o ponto de referência e ponte para integrar a Economia Social ucraniana com a da UE.

A Ucrânia tem uma longa história de empreendedorismo na economia social, com mais de 15.000 cooperativas em todo o país desde o início do século XX, em áreas como silvicultura, agricultura e bancos, todas  “para fins sociais de preservação e desenvolvimento da cultura, educação e inclusão”. Um modelo de desenvolvimento local, impulsionado pelos cidadãos, que foi “apagado” pela invasão soviética em 1919. Após a sua independência em 1991 e a revolução Maidan de 2014, o país retomou um dinamismo renovado de iniciativas na Economia Social.

Petro Darmoris, diretor e fundador da Economia Social da Ucrânia, diz: “A Economia Social desempenha um papel especial na Ucrânia em tempo de guerra e em período de reconstrução. É por isso que o nosso principal objetivo agora é apoiar todos os intervenientes na Economia Social que sejam ativos a favor da criação de emprego, da prestação de serviços sociais e da reintegração social e económica das pessoas deslocadas e de outras pessoas vulneráveis que sofrem as consequências da guerra. Acreditamos também que a economia social é o futuro da economia ucraniana. É por isso que uma das nossas prioridades é reunir todas as partes interessadas e desenvolver o Plano de Ação da Economia Social para a Ucrânia.»

Petro Darmoris foi convidado a participar em vários eventos de alto nível no ano passado, incluindo a Conferência Europeia “A Economia Social, o Futuro da Europa” (Estrasburgo, maio de 2022), e o primeiro aniversário do Plano de Ação Europeu para a Economia Social e décimo aniversário da Economia Social Europa (EES), em 7 de dezembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.